31 de dez. de 2022

ZINE NOTURNO Nº 02


 Por André Bozzetto Jr

 

No apagar das luzes de 2022, apresentamos a segunda edição do Zine Noturno, uma derivação do blog Relatos Noturnos, que, conforme ressaltamos no editorial de nosso primeiro volume, “visa se constituir em um espaço para a publicação não apenas dos meus próprios contos, mas também de autores já experimentados nas lides literárias – seja pelas vias independentes ou através de editoras profissionais –, bem como de escritores iniciantes que produzam material relevante aos fãs do gênero fantástico”.

Mantendo a intenção de uma publicação por ano, a proposta inicial para este nº 02 era fazer uma edição especial sobre vampiros, contando com contos inéditos de minha autoria, do colaborador Adriano Siqueira – uma das grandes autoridade brasileiras sobre o tema –  e de pelo menos mais dois autores a serem convidados. Porém, não deu tempo. Adriano Siqueira nos deixou de forma súbita e chocante no dia 02 de novembro deste bizarro ano de 2022, vítima de um fulminante câncer de estômago.

Com a tristeza e o desânimo provenientes dessa irreparável perda, o projeto ficou em vias de ser abandonado. Contundo, refletindo melhor, cheguei a conclusão de que, com uma providencial adaptação, a edição poderia ser publicada com conteúdo exclusivamente dedicada ao nosso grande amigo e colaborador, de forma a lhe render uma justa homenagem.

Nesta edição, trazemos três contos antigos e menos conhecidos de Adriano, que integram respectivamente três fases de seu trabalho, que ele mesmo classificava como “Histórias de Vampiros e Romance”, “Contos de Horror” e “Histórias de Aventura e Ficção”. Além desses, dezenas de outros contos e textos diversos podem ser lidos no blog que ele mantinha há vários anos, Contos de Vampiros e Terror (contosdevampiroseterror.blogspot.com). Por fim, incluímos também uma entrevista publicada aqui mesmo no Relatos Noturnos  em junho de 2021, a qual, por diversas vezes, ele me disse que gostou muito, pois contemplava, através das perguntas e respostas, as diversas eras da sua trajetória como escritor de Literatura Fantástica, fanzineiro – com o já cult fanzine Adorável Noite – blogueiro e ativista cultural. 

Que essa humilde publicação contribua, de alguma forma, para a memória do legado dessa grande figura que já está deixando saudades. Obrigado, Adriano, que você tenha uma eterna e “Adorável Noite”!

Para baixar gratuitamente e edição nº 02 do Zine Noturno, clique AQUI.

Boa Leitura!        

 
Adriano Siqueira (1965 - 2022)



Nenhum comentário:

Postar um comentário